Educar em Cidadania (2.ª edição)

Sobre este curso
Professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico. Regime a distância.
Releva para progressão na carreira docente (ao abrigo do artigo 8.º do RJFCP).
Releva na Dimensão Científica e Pedagógica (artigo 9.º do RJFCP) apenas para os docentes que lecionam a área curricular de Cidadania e Desenvolvimento, conforme estabelecido na alínea b) do n.º 1 e do n.º 2 do artigo 3.º do Despacho n.º 779/2019, de 18 de janeiro.
Breve apresentação
15h síncronas | 10h assíncronas.
Educar em Cidadania (2.ª edição).
Com a publicação do Decreto-Lei 55/2018 e da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, surge nas escolas a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, reforçou, também, o papel da escola na formação para o exercício da cidadania e para o cumprimento dos ODS e veio exigir à escola uma mudança profunda nas sua prática e ações.
Calendarização
- Sessões síncronas:
- 27.04.2023 - das 18:30 às 19:30
- 02.05.2023 - das 18:30 às 20:30
- 09.05.2023 - das 18:30 às 20:30
- 16.05.2023 - das 18:30 às 20:30
- 23.05.2023 - das 18:30 às 20:30
- 29.05.2023 - das 18:30 às 20:30
- 31.05.2023 - das 18:30 às 20:30
- 05.06.2023 - das 18:30 às 20:30
- 12.06.2023 - das 18:30 às 21:30
Acreditação
- Acreditação CCPFC/ACC-119031/22
Programa
13 lições25h
Objetivos do curso.
Este curso preconiza os seguintes objetivos: aprofundar os conceitos de Cidadania e União Europeia; abordar formas de operacionalização da ENEC ao nível da escola envolvendo a comunidade educativa; explorar os diferentes domínios da educação para a cidadania; promover a utilização das metodologias ativas; promover a utilização das tecnologias no espaço da sala de aula; criar e desenvolver atividades de aprendizagem centradas no/a aluno/a.
Objetivos do curso.00:00
Entrar na Sala Virtual
Mód. 0 – Apresentação.
Mód. I – Exploração do perfil do aluno e da estratégia para a cidadania.
Mód. II – A União Europeia: da sua constituição à atualidade.
Mód. III – Ferramentas educativas I.
Mód. IV – Aplicação das ferramentas educativas.
Mód. V – Cidadania Europeia.
Mód. VI – Ferramentas educativas II.
Mód VII – Aplicação das ferramentas educativas.
Avaliação.
Os seus Formadores
Rosária Carrilho
Pós-Graduação em Administração Escolar e Inovação Educacional, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Pós-Graduação em Supervisão (curso de especialização), pela ESE do IPVC. Mestrado em Inovação e Mudança Educacional, pela ESE do IPVC. Pós-Graduação em Inovação e Mudança Educacional (curso de especialização), pela ESE do IPVC. Licenciatura em Geografia – Ramo Educacional, pela Universidade do Porto. Professora do Grupo 420 (Geografia), assumindo funções de Adjunta da Diretora do Agrupamento de Escolas onde leciona, Coordenadora da Equipa Multidisciplinar da Educação e Coordenadora da equipa PADDE (Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital). Autora de vários trabalhos publicados na área do trabalho colaborativo e inovação educacional. Formadora de professores certificado pelo CCPFC.
Ver mais