Ajudar a Europa a comunicar num mundo de muitas línguas (2.ª edição)

Sobre este curso
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Regime a distância.
Releva para progressão na carreira docente (ao abrigo do artigo 8.º do RJFCP).
Breve apresentação
15h síncronas | 10h assíncronas.
Ajudar a Europa a comunicar num mundo de muitas línguas (2.ª edição).
O espaço da União Europeia e, de forma mais ampla, o espaço europeu, é caracterizado pela sua diversidade linguística, tanto entre os estados-membros como dentro de cada um deles. Esta riqueza linguística traz consigo desafios significativos, que determinam uma ética de inclusão e coesão em contextos multilingues que justifica esta ação de formação. Pretende-se que os professores possam desenvolver estratégias para promover a inclusão em salas de aula multilingues.
Calendarização
- Sessões síncronas:
- 09.11.2023 - das 19:00 às 20:30
- 16.11.2023 - das 19:00 às 20:30
- 20.11.2023 - das 19:00 às 20:30
- 23.11.2023 - das 19:00 às 20.30
- 30.11.2023 - das 19:00 às 20.30
- 04.12.2023 - das 19:00 às 21:00
- 07.12.2023 - das 19:00 às 20:30
- 11.12.2023 - das 19:00 às 21:00
- 14.12.2023 - das 19:00 às 21:00
Acreditação
- Registo de acreditação: CCPFC/ACC-120860/23
Programa
11 lições25h
Objetivos do curso.
Com este curso pretende-se que os/as formandos/as possam compreender a diversidade linguística na União Europeia e as suas implicações para a cidadania ativa e a educação inclusiva; desenvolver uma ética de inclusão e coesão em contextos multilingues e aprender estratégias para promover a inclusão em salas de aula multilingue; promover o diálogo multilingue como um elemento integrador das prática profissionais num contexto educativo; adquirir competências para a aplicação de tecnologia digital que facilita o diálogo multilingue e aprender a usar ferramentas como o eTwinning; compreender as necessidades linguísticas dos alunos e desenvolver práticas de ensino que realcem os recursos linguísticos dos alunos e promovam o sucesso em todos os domínios.
Sala Virtual
Sessão de apresentação.
Módulo I – Introdução ao multilinguismo
Módulo II – Compreender a diversidade linguística.
Módulo III – Promover o diálogo multilingue.
Módulo IV – Adquirir competências digitais para o diálogo multilingue.
Módulo V – Compreender o papel da língua na aprendizagem.
Módulo VI – Desenvolver práticas de ensino para a educação multilingue.
Módulo VII – Aprofundar a compreensão do multilinguismo.
Módulo VIII – Explorar e perspetivar o multilinguismo em diferentes contextos e situações específicas.
Avaliação para encerramento da ação.
Os seus Formadores
Ricardo Cruz
Formador
Doutorando em Didáticas das Línguas, pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa e Universidade Aberta. 1.º ano do curso de Doutoramento em Ciências da Educação, pela Universidade Católica do Porto. Pós-Graduação em Ciências da Educação – Inovação Pedagógica e Mudança Educativa, pela Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto, Faculdade de Educação e Psicologia. 1.º ano do curso de Mestrado em Ciências da Comunicação, pela Universidade do Porto. Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Professor do ensino secundário (Português, Inglês e PLNM). Investigador colaborador do Laboratório de Educação a Distância e E-Learning (LE@D – Uab). Autor de manuais escolares do ensino secundário. Participou em diversos encontros e colóquios, em Portugal e no estrangeiro e publicou artigos diversos em revistas e livros. Formador de professores certificado pelo CCPFC, nas áreas de Didáticas Específicas (Português), Ciências da Comunicação, Tecnologia e Comunicação Educativa e Tecnologias Educativas.
Ver mais